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Anexo V

Regulamento da Sala de Informática


A APEEC dispõe de sala de informática, que devem ser exclusivamente usados no âmbito das actividades da APEEC/ESEDJTMM.
Informações sobre a sua localização, horário de funcionamento e ocupação estão disponíveis nas páginas Web e nos serviços administrativos. Estas salas são geridas inloco e mantidas por Técnicos, de quem os utilizadores devem acatar as instruções.

A utilização destas salas segue as seguintes regras:

1. Todos os utilizadores devem usar a sala de informática com civismo, sentido de organização e disciplina, e devem ajudar, em todas as circunstâncias, a preservar os equipamentos, a sala e um bom ambiente de trabalho.

2. É obrigatório respeitar o direito de trabalho dos outros utilizadores, evitando fazer barulho, limitando voluntariamente a sessão de trabalho ao mínimo de tempo indispensável, particularmente nos períodos em que a afluência de utilizadores não permite um posto de trabalho para todos, e ajudando a manter a sala limpa e arrumada, não deixando lixo em cima das mesas ou no chão e não alterando a posição quer dos equipamentos quer do mobiliário.

3. A utilização de recursos nas salas de informática é prioritária para execução de trabalhos no âmbito das actividades da ESEDJTMM, tendo os utilizadores a obrigação de ceder, imediatamente, o posto, ocupado para outros fins, se não houver mais recursos livres.

4. Em nenhuma circunstância é permitido fumar, comer ou beber na sala de informática.

5. Normalmente são permitidos até dois utilizadores por posto de trabalho, excepto se não prejudicar o normal funcionamento da sala.

6. Sem autorização específica, nenhum utilizador poderá retirar das salas de informática qualquer recurso informático, ou mobiliário, seja de que tipo for.

7. Os utilizadores não devem, sem autorização específica, mudar ou tentar mudar a configuração de hardware ou de software dos equipamentos informáticos.

8. Sem autorização específica nenhum utilizador pode ligar, seja por que meio for, equipamentos próprios a equipamentos da sala de informática da APEEC.

9. Não está autorizada a ligação de portáteis ou quaisquer outros equipamentos próprios aos pontos de acesso à rede que estejam a ser utilizados por equipamentos da APEEC.

10. Caso um equipamento não esteja a funcionar correctamente é obrigação do utilizador avisar os técnicos responsáveis pelo funcionamento da sala de informática, ou os serviços administrativos.

11. Em todas as ocasiões, qualquer utilizador que verifique existir um uso inadequado dos equipamentos tem o dever de, em primeiro lugar, corrigir a situação, e caso necessário pedir a presença dos Técnicos responsáveis pelo funcionamento da sala de informática ou outro pessoal dos serviços administrativos.

12. Os Técnicos, devidamente identificados, podem solicitar a identificação em qualquer altura e a qualquer utilizador de uma sala de informática.

13. A sala de informática pode dispor, por razões de segurança, de sistemas de vigilância vídeo, sendo o acesso e utilização do sistema registados.

14. É proibido deixar computadores com a área de trabalho aberta sem o detentor desta área estar presente, por mais de 10 minutos. Após este período de tempo qualquer utilizador tem direito de encerrar a sessão de trabalho desse computador e iniciar a sua sessão de trabalho. Aos utilizadores que deixarem as áreas abertas serão aplicadas as sanções previstas.

15. Sempre que o número de utilizadores na sala de informática atinja o número máximo possível, o Técnico poderá impedir o acesso à sala tendo os potenciais utilizadores que aguardar vaga fora da sala.

16. Os sistemas da sala de informática são repostos diariamente sendo, nesta operação, eliminada toda a informação presente nas diferentes áreas de armazenamento, cabendo ao utilizador a responsabilidade pela cópia da informação produzida para a sua área de trabalho.

17. Os computadores da sala de informática podem possuir áreas partilhadas, com permissões de acesso total, com o objectivo de possibilitar a troca de informação entre computadores. A informação colocada nestas áreas é da responsabilidade do próprio utilizador.

18. É da responsabilidade do utilizador fazer cópias de segurança regulares da informação, não sendo imputada qualquer responsabilidade à APEEC/ESEDJTMM, ou quaisquer outros Serviços, em situações de perda de trabalho provocada por situações inesperadas.

19. Os utilizadores podem solicitar apoio ao Técnico que presta apoio à sala. A este não será possível imputar qualquer responsabilidade por perda de trabalho provocada por mau funcionamento do equipamento, por mau funcionamento das unidades de armazenamento do próprio utilizador, ou por más práticas deste.

20. Só é possível o acesso à sala de informática sempre que a mesma não se encontre em actividades lectivas, ou outras devidamente programadas pela APEEC/ESEDJTMM.

21. O horário de funcionamento da sala de informática será devidamente afixado, bem como os períodos em que estejam a decorrer actividades oficiais (lectivas ou outras).

22. A todos os equipamentos informáticos existentes nas salas de aulas, biblioteca e sala dos professores aplica-se este regulamento.

23. O acesso aos equipamentos das salas de aulas e sala dos professores por parte dos elementos previstos no Artigo II do presente regulamento exceptuando o corpo docente, só pode ser efectuado se devidamente autorizado pela entidade gestora, ou acompanhados por um docente.

24. No âmbito do número anterior o docente é responsável por tudo o que ocorrer com os equipamentos informáticos.

25. Os docentes sempre que se encontrem em actividades lectivas e durante o período das mesmas são responsáveis pelos equipamentos informáticos que as salas onde decorrem as actividades possuam.

26. O acesso a todos os equipamentos enquadrados pelo presente regulamento e no âmbito do Artigo II exceptuando o corpo docente, é pago. O valor a pagar é definido e publicado juntamente com a tabela de emolumentos da ESEDJTMM.


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