A carregar a página...   Por favor aguarde!

Anexo III

Responsabilidades da APEEC/ESEDJTMM


O Centro de Informática da APEEC procura, no âmbito das suas competências, disponibilizar aos elementos da comunidade académica da ESEDJTMM o acesso aos recursos informáticos e assegurar a sua correcta utilização garantindo, nomeadamente, a segurança dos sistemas e das redes.

É da responsabilidade da APEEC a manutenção e gestão dos recursos informáticos afectos ao Centro, assim como das redes de comunicação de dados da APEEC, garantindo a continuidade de operação dos equipamentos, a elevada disponibilidade dos serviços e o respeito pelas normas de segurança, visando o efectivo controlo dos acessos aos diferentes ambientes operacionais bem como a confidencialidade da informação neles contida.

Neste contexto, compete à APEEC assegurar a confidencialidade dos dados dos utilizadores nestes sistemas informáticos e na rede, em conformidade com a tecnologia disponível e as necessidades de resolução de problemas, de realização de backups, obtenção de estatísticas, ou outras inerentes às actividades da APEEC e da ESEDJTMM.

O armazenamento de dados em meios magnéticos e as comunicações não são completamente seguros. Há limitações, quer de hardware quer de software, que podem comprometer a segurança. A APEEC procura minimizar os riscos mas eles existem.

1. Após ser informado de qualquer problema relacionado com a operacionalidade de um recurso informático da APEEC, é da responsabilidade da APEEC providenciar pela sua resolução no menor período de tempo possível, intervindo directamente ou, no caso do recurso em causa não lhe estar afecto, alertando o respectivo responsável.

2. A APEEC/ESEDJTMM não garante a confidencialidade da informação enviada para as impressoras geridas pelo Centro. Os utilizadores devem procurar levantar as listagens o mais rapidamente possível, dentro do horário afixado para o efeito, no sentido de ser garantida alguma privacidade. As listagens não podem ser reclamadas pelos utilizadores passado um dia após a data da impressão.

4. A APEEC/ESEDJTMM não se responsabiliza pelo eventual desaparecimento de quaisquer listagens enviadas remotamente para as impressoras geridas pelo Centro.

5. Devido a limitações, quer de hardware quer de software, pode ocorrer a destruição da informação ou a avaria de disquetes, de CDs, DVDs, ZIPs, PENs ou de outros meios normalmente usados pelos utilizadores para recuperar ou armazenar informação nos sistemas da APEEC. Não se tratando de erros determinados pela incorrecta configuração efectuada pelo Centro dos equipamentos ou do software, a APEEC não se responsabiliza por estes danos.

6. Para protecção dos ficheiros dos utilizadores, APEEC realiza diariamente backups na área do domínio da rede ligada ao servidor. É necessário reconhecer, no entanto, que em determinadas situações pode não ser possível recuperar a informação.

7. A APEEC poderá, sempre que possível com aviso prévio do utilizador de 24 horas, comprimir ou retirar de disco ficheiros que ocupem espaço excessivo.

8. A APEEC poderá alterar a prioridade ou mesmo terminar a execução de qualquer processo de um utilizador que esteja a usar recursos excessivos do sistema e, consequentemente, a degradar gravemente o seu desempenho, prejudicando o trabalho dos restantes utilizadores. Em caso de manifesta urgência este tipo de acção poderá ser tomada sem aviso prévio do utilizador.

9. A APEEC obriga-se a avisar os utilizadores de paragens previsíveis dos sistemas e da rede.

10. Por razões de segurança, a APEEC/ESEDJTMM poderá, de acordo com o previsto no ponto "Sanções", cancelar temporariamente, o acesso aos recursos informáticos da APEEC por parte de um utilizador, até obter da parte deste explicações sobre um comportamento anómalo associado ao uso das suas contas.


« Anexo II | Anexo IV »

ESEDJTMM 2013. Copyright © Infinite. Todos os direitos reservados. Email Início Topo Voltar